Entre em contato (11) 2577-1761

Cursos

Curso de Acupuntura


A CURA QUE VEM DAS AGULHAS

Como a grande maioria das terapias orientais, a acupuntura visa o equilíbrio físico, mental e energético do indivíduo. Todas as pessoas são dotadas de canais de energia, chamados de meridianos, que circulam pelo corpo. Tão mais equilibrados esse meridianos, maior o bem-estar do homem.

Mas, como a acupuntura pode cuidar do equilíbrio desses meridianos?

Primeiro, detectando qual deles está defasado. Como explica Luci Tsuda, vice-diretora da EOMA e acupunturista da Clínica Oriental, "somente uma observação atenta do paciente permite detectar o meridiano em desarmonia".

No diagnóstico oriental, Luci utiliza basicamente a pulsologia (medição do nível energético dos meridianos por meio da pulsação). Mas é possível diagnosticar energeticamente observando o aspecto físico do indivíduo e a partir da apalpação abdominal.

Não há como falar dos meridianos do corpo sem mencionar a teoria Yin e Yang, que é fundamentada no princípio dualista, na existência de duas forças opostas que se complementam. Harmonizar esses opostos é o princípio da acupuntura. Para tanto, o especialista trabalha com os meridianos, ou canais de energia.

Os responsáveis pela geração de tal energia são os órgãos do corpo humano. Para que essa energia circule de cada um destes órgãos para as respectivas estruturas por eles energizadas, é necessário um canal de comunicação – papel cumprido pelos meridianos.

Assim, existem 12 canais de energia principais, que formam o que se chama de grande circulação: pulmão, intestino grosso, estômago, baço/pâncreas, coração, intestino delgado, bexiga, rim, constritor do coração, triplo aquecedor, vesícula biliar e fígado. Além destes, existem os meridianos vaso governador e vaso concepção, que formam a pequena circulação.

 

OBJETIVO:

O curso de Acupuntura forma profissionais éticos de saúde para atuar com a técnica de acupuntura japonesa visando proporcionar o equilíbrio físico, mental e energético do paciente de forma preventiva e ou de tratamento baseados na Medicina Tradicional Chinesa.

O acupunturista é capaz de elaborar um plano de trabalho terapêutico de acordo com seus  conhecimentos podendo colaborar com equipes multidisciplinares sempre com o objetivo de proporcionar bem estar ao paciente.


Acupuntura